Le Desordre C’est Moi


Por mais responsabilidade online
agosto 2, 2010, 2:29 pm
Filed under: Comportamento, para pensar | Tags: , , ,

Cada vez mais a internet está tomando o lugar do face-to-face, do telefone e de toda a burocracia que isso poderia levar  imprimindo papéis,  chamando motoboys e indo atrás de todas os possíveis registros  de uma ligação telefônica. Hoje, os emails tomaram o lugar das conversas diretas e registram tudo automaticamente. Mas o que deveria ser para facilitar, muitas vezes dificulta.

A internet ainda não é considerada um meio sério de “convivência” por muitas pessoas. Quantos emails referentes a interesse de empregos você enviou e quantos obteve resposta? Isso não aconteceria se você precisasse ir até a porta do local e perguntar qual suas chances e pedindo uma posição. A internet é um meio que muitos ainda consideram informal e não tão sério quanto o real, parece que esquecem que por trás de cada palavra há uma pessoa, e que as relações são basicamente as mesmas. A possibilidade de ignorar uma pessoa sem parecer tão grosseiro cresceu brutalmente com o advento da internet. Você nunca recebeu um “Não recebi seu email” ou alguém com o status de Ausente respondendo suas mensagens no MSN?

Muitas pessoas justificam essa “desimportância” por alguns assuntos que são tratados online porque não consideram um meio totalmente seguro, principalmente pelos SPAMs que muitas vezes tiram a credibilidade de seu email da empresa. O que eles se esquecem é que todos os dias nós ouvimos milhares de assuntos diferentes na rua, no ônibus, no rádio e até conversando com os amigos. Isso não poderia ser considerado spam? Assuntos que muitas vezes você não se interessa, mas é “obrigado” a ouvir? Na internet, ainda há a possibilidade de deletar sem abrir, mas e no mundo real? Você vai mandar a mulher do caixa do banco parar de reclamar com você por um assunto que você não se interessa? Vai dar as costas para os assuntos de elevador e ser chamado de anti-social ou mal educado? Muitas pessoas não hesitam em tomar esse tipo de atitude, mas não há como fazer isso com seu chefe, um policial ou qualquer pessoa que não pode considerar que você o desrespeitou (por mais que apenas não queira ouvir aquela dissertação).

Porque ainda há essa imensa separação do mundo real do virtual, sendo que em todos os meios, existem pessoas por trás de um pensamento ou opinião? Se for para considerar um meio tão promissor como é considerada a internet, vamos começar a tratá-lo com mais seriedade?

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Desculpa mas sob certo aspecto discordo de você, as organizações e as pessoas que usam a internet com fins profissionais, dão sim o devido respeito a comunicação.
Para você ter idéia do quão avançado está isso, hoje e-mail é um meio de comunicação oficial, inclusive aceito pela justiça.
Eu assino contratos via e-mail, com gente que nunca vi, de paises que eu nem sei onde fica.
Então acho que a sua percepção é mais para o uso “doméstico” da internet.

Comentário por Piero Contezini

Oi Piero, eu também uso a interner para trabalho e, como foi mencionado em meu texto, sei que e-mail é um meio de comunicação oficial.
O que vejo principalmente no meio que eu trabalho (publicidade) é a falta de responsabilidade com os emails enviados. Citei como exemplo os milhares de emails de trabalho que enviei procurando estágio, e praticamente todos são ignorados quando eles não se interessam por você.
É muito fácil ignorar algo que não te interessa na internet, só que tudo deveria ser levado da mesma maneira que o face to face, para não perder a credibilidade.

O que quero dizer é que apesar da internet ser considerada atualmente o meio de comunicação mais importante de todos, as chances das pessoas “fugirem” de suas responsabilidades é enorme, e isso é uma pena, porque a internet deveria ser levada mais a sério pelas empresas e pessoas físicas. Falo isso porque trabalho com Mídias Sociais, e vejo diariamente o “descaso” de algumas pessoas perante as cobranças e trabalhos online.

Comentário por debbiecorrano

Concordo com o que você escreveu, as vezes tenho a impressão de que as pessoas sentem a necessidade de criar um personagem na frente do computador.
A Coca Cola tem uma relação bem legal com quem manda o curriculum, eles mandam um email confirmando o cadastro e dizendo que o curriculum permanecerá ativo por um determinado tempo mas se dentro de tantos dias a empresa não te procurar é porque o seu perfil não se encaixa ao da empresa.

Comentário por Alessandra

Nossa, não sabia disso da Coca Cola, que máximo!
As empresas deveriam seguir esse exemplo né, é um SACO ficar esperando respostas de emprego que nunca chegam. (mas eles juram que vão enviar com toda certeza do mundo)

Comentário por debbiecorrano




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: